Icon
A+ A- Contraste

Notícias




Conhecimento: fundamental para prevenir acidente e prestar socorro

26/05/2017


Mais de 6 mil crianças morrem todos os anos, no Brasil, vítimas de pequenos acidentes, a maioria em casa ou na escola. O número alarmante foi revelado pelo major Carlos Mohr, comandante do Corpo de Bombeiros de Queimados. Ontem (25), ele ministrou um curso para os servidores da Câmara Municipal de Nova Iguaçu sobre incêndio e primeiros socorros. Durante quase seis horas, os funcionários puderam aprender dicas de como evitar grandes tragédias e também como realizar salvamentos. A realização do treinamento foi uma iniciativa do presidente Juninho do Pneu, e terá a segunda parte realizada na próxima semana, quando os participantes serão levados para aprender as técnicas de forma prática.

 - Infelizmente, o Corpo de Bombeiros realiza, no Rio de Janeiro, um atendimento a cada 2 minutos e 40 segundos, fruto de uma cidade que nunca parou para pensar no acidente. Quando se fala em segurança, só se pensa em violência. O Ministério do Trabalho gasta R$ 32 bilhões, por ano, só com acidentes de trabalho. Se não pararmos para pensar em preparar as pessoas para a prevenção de acidentes, iremos caminhar para o caos – alertou o major.

 Um dos piores acidentes já ocorridos no país, o incêndio do Edifício Joelma, em 1974, que matou 189 pessoas e deixou mais de 300 feridos, provocou a criação do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico. “Foi preciso acontecer uma tragédia daquela proporção para começarmos a pensar numa regulamentação para o assunto. Nossa corporação, mesmo sendo a que tem o maior efetivo de toda América Latina, não tem como fiscalizar todas as edificações. Das pequenas irregularidades é que começam os grandes incêndios”, explicou o major Carlos.

 O curso serviu para tirar várias dúvidas sobre o uso do gás de cozinha e os extintores de incêndio. A maioria não sabia que não se deve deixar os botijões dentro da cozinha, por exemplo. Preocupação com a qualidade e validade da mangueira são fundamentais para se evitar escapamento de gás e explosões. Em relação aos primeiros socorros, major Carlos ensinou que devemos estar preparados para dar o primeiro atendimento até o atendimento médico chegar.

 - Nosso objetivo em trazer este curso para a Câmara foi, principalmente, para proporcionar conhecimento importante para o servidor utilizar não só em seu ambiente de trabalho, mas no seu dia a dia também. Criamos a Brigada de Prevenção a Riscos, hoje conduzida pelo coronel Osman, que supervisiona o trabalho dos brigadistas Nilsandro Peixoto e Davi Baglione. Prevenir é preciso. Minha luta, a partir de agora, será introduzir este ensinamento também nas escolas da cidade – disse o presidente Juninho.

Servidoras na simulação de salvamento


Vereador Marcelo Lajes, de camisa azul, participa da simulação em salvamento de incêndio


 O que fazer em caso de parada cárdio-respiratória
Saber usar os extintores é preciso
Cenas fortes no incêndio do Edifício Joelma
Funcionário Rogério: partilhando suas experiências
Servidora Alyne e major Mohr: como ajudar uma pessoa como obstrução nas vias áreas
Uma quinta-feira dedicada à prevenção na CMNI