Icon
A+ A- Contraste

Notícias




Trânsito seguro e mobilidade urbana: prevenção e intervenção pública já

12/06/2017


Presidente Juninho do Pneu: CMNI sempre presente nos assuntos de interesse público

“Ao sairmos de casa já estamos fazendo parte do trânsito, mesmo que não estejamos dirigindo. Por isso, a conquista de um trânsito seguro é responsabilidade de todos nós”. Com estas palavras, o analista de Gestão e Trânsito do Detran/RJ, Alexandre Silva, iniciou sua palestra na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, na última sexta (9), dentro do projeto ‘Câmara Convida’. Iniciativa da atual administração do Poder Legislativo, o objetivo é trazer discussões de interesse público e que possam interferir de forma positiva na vida dos funcionários e da população em geral.

 - A busca de uma mobilidade urbana de excelência e que traga segurança e qualidade de vida para Nova Iguaçu tem sido um dos focos de nossas ações. Um trânsito seguro também significa um trânsito com fluidez. Estamos em conversação com o prefeito Rogério para a retomada das obras do viaduto da Rua Barros Júnior, por exemplo. É preciso que a cidade apresente um trânsito que não seja estressante, sem engarrafamentos, para que tenhamos um motorista melhor – explicou o presidente da CMNI, Juninho do Pneu.

 Os números apresentados por Alexandre Silva são alarmantes, mas com prevenção tudo pode ser modificado. “Temos no Brasil, atualmente, quase 45 mil pessoas vitimadas por acidentes no trânsito, quase um Maracanã lotado. Destes, 25% são motociclistas e 30% pedestres. Os números são muito altos. Acredito que só através de processo educativo, da criança ao adulto, vamos mudar essa estatística”.

 O analista explicou que precisamos saber diferenciar o acidente do risco assumido. Segundo ele, a maioria das ocorrências poderia ser evitada, e são decorrentes de atitudes irresponsáveis. “Os números do Ministério da Saúde apontam um custo de R$ 230 milhões com acidentados no trânsito. Um levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego mostra que, de cada 10 leitos de UTIs no país, seis são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. A maioria são motociclistas”.

 Alexandre defende que o número aceitável de vítimas no trânsito tem que ser zero. Ele realiza palestras em diversas instituições de todo o Estado. Medidas de segurança são explicadas e a dinâmica do bafômetro é realizada. “Não existe tolerância: o número de álcool permitido no sangue do motorista é zero. Com a Lei Seca, o número de acidentes vem diminuindo. Mas quero viver até o dia em que prevenção, e não punição, será o que conduzirá a mentalidade de toda população”.

 A campanha do Maio Amarelo, a exemplo do Outubro Rosa que esclarece sobre a prevenção do câncer de mama, acontece todos os anos em relação à prevenção de acidentes no trânsito. Juninho do Pneu participou do evento na companhia do vereador Aguinaldo Camu. “Nossa Casa continuará realizando atividades como essa. E como sempre, todos estão convidados a participar”, disse o presidente. Cada participante recebeu um certificado do Detran e um material impresso sobre o assunto.




Alexandre Silva explica sobre a importância da prevenção


Servidores Rose, Rosa, analista Alexandre, e servidor Cleber: dinâmica do bafômetro


Todos os participantes receberam um Certificado emitido pelo Detran