Icon
A+ A- Contraste

Notícias




Sucesso total marca o retorno do projeto 'Educar É Lei' na CMNI

22/06/2017


Presidente Juninho (no meio) e ver Carlão: Educar é lei

Imagina uma atividade onde tudo dá certo e o resultado é 100% positivo. Assim foi a retomada do projeto 'A Escola no Legislativo Iguaçuano - Educar É Lei', que aconteceu hoje (22) pela manhã na Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Cerca de 50 alunos da Escola Estadual Monsenhor João Musch participaram ativamente de todo cronograma proposto e tiveram a oportunidade de exercer seu papel de cidadão, seja reivindicando melhorias para o seu bairro, seja apresentando ideias de como resolver os problemas na cidade. Apesar da pouca idade, a faixa etária ficou entre 10 e 12 anos, eles contagiaram o presidente Juninho do Pneu e os vereadores Carlão Chambarelli e Paulinho da Padaria com a demonstração de interesse pela política. Os funcionários envolvidos na realização do projeto já estão empolgados para que venha logo o próximo.

Acompanhados pela coordenadora de turma, Mildrete Dias, pela professora de Ciências, Lúcia Helena Rachid, e por Vilma da Silva, assistente de serviços gerais, os estudantes, do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, levaram para casa uma foto-lembrança da visitação, que foi tirada e entregue logo na chegada, às 9 horas, e também um kit contendo dicionário, bloco, caneta, camisa, certificado, lanche e o livro 'Nova Iguaçu, uma cidade com nome de rio', da autora Lúcia Fidalgo, tudo embalado dentro de uma ecobag personalizada com o nome do projeto. Uma palestra sobre um pouco da história do município e sobre as funções do poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foi proferida pelo funcionário Alex Aragão. Vitória Camily, de 12 anos, disse que estava muito animada com a visita e queria aprender tudo sobre o trabalho dos vereadores: 'É preciso ter muita responsabilidade na política'.

No segundo momento da atividade aconteceu o sorteio dos alunos que ocupariam as cadeiras dos vereadores, tanto no plenário quanto na mesa diretora. Paulo Jordão, funcionário responsável pelos assuntos legislativos, explicou como acontecem as sessões plenárias. Um projeto de lei sobre a criação do programa de lixo reciclado nas escolas da rede pública municipal foi debatido e votado pelos estudantes, que se comportaram como se parlamentares fossem. Reivindicação por asfaltamento, melhorias no trânsito e no fornecimento de água encabeçaram a lista dos discursos.

Cada edição do 'Educar' terá uma temática para ser discutida. A de hoje foi sobre preservação ambiental, em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. E para fechar o evento, os alunos inauguraram a horta vertical da CMNI, com o plantio de mudas orgânicas de morango, salsinha, tomilho, hortelã orégano, cebolinha, alface, entre outras. Orientados pelo biólogo Alexandre de Abreu e pela engenheira de alimentos Aline Martins, cada um levou duas sementes para casa.

- Confesso que 'A Escola no Legislativo Iguaçuano' é um dos projetos que mais me encantam, dentre todos os que a nova gestão desta Casa está implantando. Acredito que só investindo em educação é que podemos ter um país melhor, com qualidade de vida para toda a população - afirmou o presidente Juninho.

A próxima edição acontece em agosto deste ano. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone 2667-4124, com a diretora adjunta Daniele Lage.




Registro de alegria em conhecer a CMNI




Momento selfie com o presidente antes da palestra começar

Um pouco sobre a história da cidade e os Três Poderes, com o funcionário Alex Aragão


Duas Vitórias, a Barbosa e a Reis: "Estamos aqui pra aprender"


'Eleição' dos vereadores mirins


Lucas, João, André, Thaís e Ricardo: aprendendo com o funcionário legislativo Paulo Jordão como trabalha a Mesa Diretora


Vereadores por uma manhã


Ver Paulinho da Padaria ouve as reivindicações de Beatriz Macacil, moradora do bairro Jardim Pitoresco


Geovana Soares, 11 anos: "Bom saber que essa tribuna também é nossa


Construindo a horta vertical


Juninho plantou uma muda junto com os alunos


Chegou a hora de voltar pra sala de aula