Educandário ocupa a Câmara Municipal Alunos do ensino médio do Educandário Nova Grécia, localizado no bairro Ambaí, em Nova Iguaçu, participaram, nesta manhã (21), do projeto 'A Escola no Legislativo Iguaçuano', iniciativa da Câmara Municipal cujo objetivo é aproximar os estudantes da Casa através da vivência do trabalho de um vereador. Cada encontro tem um tema, e como hoje se comemora o Dia da Árvore, o projeto de lei debatido instituiu a "Calçada Verde", que incentiva o plantio de árvores nas calçadas da cidade. Alunos e vereadores plantaram duas mudas de ipês-rosas na frente da Câmara.
Na faixa etária entre 16 e 19 anos, os 46 estudantes foram acompanhados pelo coordenador Victor Lino Pinheiro e pelas professoras de Matemática Catia Gomes e Danielba Soares. Todos confessaram que não conheciam a Câmara e sabiam muito pouco sobre o trabalho do vereador. Para Brenda Maria da Silva, de 17 anos, que ocupou a presidência durante a simulação de uma sessão plenária, a experiência foi enriquecedora: "Muito importante conhecermos como funciona a política. Não tinha noção do que fazia um parlamentar".
E como utilizar numa aula de Matemática as informações recebidas pelos alunos na Casa de Leis? "Já to pensando aqui como trabalhar com eles o aprendizado de hoje. Podemos explicar a montar um quadro estatístico, por exemplo, onde o número de vereadores e eleitores do município será utilizado como referência. Adorei o projeto, e vou incentivar outras escolas a participarem também", disse a professora Catia.
O projeto é formado por palestra sobre a função dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; apresentação de vídeo-institucional, onde é mostrada a história da Câmara e de Nova Iguaçu; realização de uma sessão plenária, com os alunos realizando a função do vereador, através da discussão e votação de um projeto. Eles podem, também, discutir sobre o tema que quiserem, no período chamado tema-livre. Cada um recebe um kit contendo mochila, camisa, foto, certificado, dicionário, o livro "Nova Iguaçu, uma cidade com nome de rio", da escritora Lúcia Fidalgo, bloco, caneta e lanche.
Participaram do evento de hoje o presidente Juninho do Pneu e o vereador Marcelo Lajes. "Tenho muito apreço por este projeto. Nossa gestão tem se dedicado a realizá-lo da melhor maneira possível. Queremos a comunidade escolar dentro da Câmara de Vereadores", afirma Juninho. Para participar, basta agendar o dia com a diretora-adjunta Daniele Lage, através dos números 2667-4124 ou 2667-1281. O translado dos alunos é fornecido pela própria Câmara.
Educar é Lei: transparência e cidadania para todos.
Presidente Juninho e a aluna Giovana Bodanni: ipê-rosa para florir nossa cidade
Chegou a hora de voltar para a sala de aula
Vivendo um dia de vereador