Moradora do bairro Figueira 2, em Nova Iguaçu, Alzenir Fausto ficou em 1º lugar na premiação "Mulher Empreendedora Rural", realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, neste ano. Ela é representante da agricultura familiar na cidade. Junto com artesões, pescadores, rendeiras, bordadeiras e diversos outros segmentos, ela participou da audiência pública "Políticas Públicas para a Economia Solidária de Nova Iguaçu", na noite da última segunda (16), no plenário da Câmara Municipal. O encontro foi uma iniciativa da Frente Parlamentar de Economia Solidária da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
O presidente da Frente, deputado Waldeck Carneiro, conduziu a audiência junto com o vice-prefeito de Nova Iguaçu, Carlos Ferreira, Ferreirinha; vereador Alexandre da Padaria; vereador Rogério Villanova, presidente da Comissão de Agricultura Familiar e Economia Solidária da CMNI; Miguel Ribeiro, presidente da Fenig; Marlene de Jesus, membro do Fórum Municipal de Economia Solidária de Nova Iguaçu; Sergio Trindade, membro do Fórum Estadual; Alzenir Fausto, representando a Feira da Roça; e Irmã Iolanda, do Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu.
Deputado Waldeck lembrou que o Fundo Estadual de Economia Solidária já está em vigor. "Acredito que a Economia Solidária é um dos eixos que podem fazer parte do desenvolvimento de Nova Iguaçu. São milhares de pessoas envolvidas". Ferreirinha defendeu a importância de se dar maior visibilidade à economia solidária e à agricultura familiar: "Nosso governo já está se adequando e, a partir do ano que vem, 30% da merenda escolar será comprada dos produtores que trabalham com a agricultura familiar", afirmou.
O vereador Rogério Villanova disse que a Comissão que preside na CMNI tem discutido a construção de políticas públicas para a economia solidária. "Vamos, juntos, valorizar e incrementar este setor".
O vereador Alexandre da Padaria anunciou que já está formulando o projeto de lei que cria o Plano Municipal de Fomento à Economia Popular Solidária, o que irá proporcionar maior sustentabilidade ao trabalho desenvolvido no setor. Ele entregou 54 Moções de Congratulações e Aplausos da Câmara Municipal de Nova Iguaçu em reconhecimento ao trabalho realizado por cada pessoa envolvida com a economia solidária e a agricultura familiar.
Para saber mais sobre o trabalho do Fórum em Nova Iguaçu acesse o facebook, pelo endereço fmesni, ou envie um email para solidaria.fmes.ni@gmail.com.