A Câmara Municipal de Nova Iguaçu abriu as portas para a cultura nesta manhã (18) e realizou uma Sessão Solene para homenagear artistas locais, entidades, autoridades e o grande mestre, como foi chamado por todos, Amir Haddad, ator e diretor de teatro. Aos 80 anos, Amir, que é natural de Guaxupé, em Minas Gerais, recebeu o Título de Cidadania Iguaçuana, comenda de autoria da vereadora Renata da Telemensagem, sendo muito aplaudido após seu discurso: "É muito importante receber este título. Um bom cidadão reivindica por seus direitos, não desistindo nunca deles, ao mesmo tempo que tem a consciência tranquila que cumpre seus deveres. Frequento a Baixada sempre. A cultura passa por um momento difícil no país, mas a hora é agora de resistirmos. Nossa alma não pode sucumbir a este momento. Precisamos continuar lutando por uma escola de qualidade, com vida cultural livre". O secretário municipal de Cultura da cidade, Juarez Barroso Ferreira, nascido na cidade de Fortaleza, no Ceará, também foi agraciado pela vereadora Renata com o Título de Cidadania e falou dos desafios e perspectivas em relação à sua pasta.
- Nova Iguaçu precisa de um conjunto de leis para alcançar um patamar cultural que a região merece. Sabemos do grande potencial que a população carrega. Precisamos melhorar a infraestrutura da cidade para proteger toda a produção cultural. Um jovem que faz rap e mora no bairro Tinguazinho, por exemplo, tem que ter um sistema de transporte que permita que ele participe de um festival no bairro Comendador Soares e volte com segurança para casa explicou.
Organizada pela Comissão de Educação e Cultura da CMNI, presidida pela vereadora Renata da Telemensagem, a Sessão Solene contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Juninho do Pneu, e do vereador Marcelo Lajes. Juninho defendeu a importância de uma agenda positiva para a cultura como condição de desenvolvimento do município. "Fiz uma indicação ao prefeito Rogério Lisboa para a criação de um teatro municipal, com capacidade para receber grandes espetáculos. Isso fará de Nova Iguaçu uma referência cultural na Baixada, e até mesmo no Estado do Rio", defendeu. Hélio Vanderlei, superintendente municipal de Meio Ambiente, também prestigiou a cerimônia.
A vereadora Renata colocou a Comissão de Cultura à disposição do Executivo e de todos os segmentos relacionados ao tema para discutir e implementar propostas. "Acredito que unidos possamos alavancar um grande crescimento. Talentos nós já temos. Vamos incentivar e fazer da cultura uma mola de mudança", disse.
Reconhecimento : O Grupo de Dança de Rua de Austin Sky Dance, o Instituto de Dança Priscila Ferraz, a Academia Physical Gear Fitness e o Encontrarte Encontro de Artes Cênicas da Baixada, representado pelo diretor Tiago Costa receberam Moções de Congratulações e Aplausos pelo trabalho realizado. Duas apresentações emocionaram os presentes: "Singileza", do Instituto Priscila Ferraz, e "Wake up and move", do Sky Dance. Que venham mais sessões solenes em homenagem à cultura de Nova Iguaçu.