Às vezes são vistos como maus, e até como carrascos. Mas quando entende que o procedimento foi feito para o seu bem, o paciente os considera como anjos, protetores. Eles são os profissionais da enfermagem, aqueles que estão dia e noite ao lado de quem está enfermo. Pela indicação do vereador Marcelo Lajes, foram homenageados durante sessão solene realizada na última sexta-feira (18), no plenário da Câmara Municipal, em referência ao dia 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem. Cada agraciado, 58 no total, representando todos os enfermeiros da rede pública da cidade, recebeu uma Moção de Congratulações e Aplausos, assinada também pelo presidente da Casa, Juninho do Pneu, que fez questão de prestigiar o evento.
O secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, doutor Hildoberto Carneiro, lembrou que "é o enfermeiro que faz todo trabalho de acolhimento. Sem ele, o médico não é nada". Tereza Cristina Almeida, coordenadora de Enfermagem da Subsecretaria de Atenção de Básica da cidade, lembrou de Florence Nightingale, uma britânica, nascida em 12 de maio de 1820, e que é considerada a precursora da profissão: "Nosso ofício é realizado com muita luta, coragem e perseverança. Parece que a enfermagem nos escolheu".
O vereador Marcelo Lajes reconheceu os méritos de cada profissional. "A escala de trabalho é puxada, muitos trabalham em mais de um emprego". O presidente Juninho do Pneu lembrou que "os profissionais da enfermagem ocupam o lugar da família, quando um ente nosso está internado. Esta homenagem é mais que merecida", disse.