A Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou, nesta manhã (12), as contas do ex-prefeito Rogerio Lisboa relativas ao exercício de 2023, por unanimidade dos 23 vereadores. O atual prefeito Dudu Reina, prefeito no período de 15 a 28 de abril de 2023, também teve suas contas aprovadas. Em junho deste ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já havia proferido acórdão pela emissão de parecer prévio favorável, acompanhando o voto do conselheiro relator Thiago Pampolha Gonçalves. É competência do Poder Legislativo a aprovação, após análise e relatoria da Comissão de Orçamento da Casa.
Durante a sessão ordinária, três projetos foram aprovados. Duas mensagens do Executivo, aprovadas em 1ª e 2ª discussão:
- Criação da Secretaria municipal de Defesa e Proteção dos Animais, que, entre outras atribuições, irá formular e coordenar políticas para a defesa, bem-estar e proteção dos animais.
- Criação da Secretaria municipal de Cuidados e Família, fundamentada na Lei Federal nº 15.069/2024 que institui a Política Nacional de Cuidados. A pasta tem por objetivo promover políticas públicas voltadas para os cuidados, com atenção especial às desigualdades sociais, deficiências, família e idade.
O terceiro projeto, de decreto legislativo nº 2.107/2025, de autoria do vereador Marcio Simpatia, concede a Medalha de Mérito Comendador Soares ao dr. Jorge Marcel Braga da Silva, médico com formação em endocrinologia e experiência em cirurgia e emergência. Em sua história, dedicação incansável à cidade de Nova Iguaçu.
A ex-vereadora de Belford Roxo e atual secretária da Mulher do município, Tatiana Ervite, participou da sessão a convite do vereador Douglas Nadaes. Os vereadores Rogerio do Pneu e Danielzinho da Padaria entregaram Moções de Aplausos à personalidades (confira nas fotos).