No 1º semestre deste ano, diversos projetos de lei, apresentados e aprovados pelos vereadores de Nova Iguaçu, trataram sobre políticas públicas de inclusão de segmentos sociais diversos, entre eles os das pessoas com necessidades especiais. Hoje (6), a Câmara discutiu e aprovou, em 1ª discussão, texto que dispõe sobre a prioridade na matrícula em escolas públicas próximas de suas residências para crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência. O projeto especifica que será considerado aluno com deficiência aquele que possui impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. De nº 1.102, o documento, de autoria do vereador Douglas Nadaes, será apreciado em 2ª discussão e enviado para a sanção do Executivo.
Outros dois projetos fizeram parte da Ordem do Dia, também aprovados em 1ª discussão:
- Denominação do viaduto que está em construção no bairro de Comendador Soares, como Viaduto Ernani Boldrim de Freitas Lima, uma homenagem ao influente empresário e político de Nova Iguaçu, falecido este ano. A autoria é do vereador Dr. Manoel Barreto.
- Reconhecimento da Utilidade Pública para a Associação 11 de Abril Futebol Clube, instituição sem fins lucrativos, localizada no Centro de Nova Iguaçu, que tem como objetivo impulsionar a prática de esportes entre crianças, jovens e adultos. O vereador Marcio Fonseca é o autor do projeto nº 1.733.
Amanhã acontecem as reuniões das Comissões Permanentes da CMNI.