Icon
A+ A- Contraste

Projeto de Lei garante sessões de cinema adaptadas para pessoas com autismo




23/09/2025
Foto da notícia

Tramita na Câmara Municipal de Nova Iguaçu projeto de lei que propõe a obrigatoriedade da realização de sessões de cinema adaptadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições de hipersensibilidade sensorial. O texto, de autoria do vereador Juan Santa Cruz, foi aprovado em 1ª votação na sessão ordinária de hoje (23). "O cinema é um espaço de convivência e lazer. Mas, para muitas pessoas com TEA, pode se tornar um ambiente hostil por conta da alta carga sensorial. Este projeto busca garantir o direito à inclusão e à participação cultural plena", destaca o autor. O projeto segue agora para análise das Comissões e dos vereadores antes de entrar em 2ª discussão.

O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Luiz Habib, participou como convidado da sessão. Personalidades, como o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Carlos Nobre, que recebeu uma Moção de Congratulações e Aplausos do vereador Marcio Simpatia, foram homenageadas. O aniversário dos vereadores Marcio Fonseca e Igor Porto ganhou o tradicional 'Parabéns Pra Você'.

Amanhã, às 14 horas, acontece sessão solene em comemoração aos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). "Ao longo de três décadas e meia, o SUS transformou a realidade da saúde pública brasileira", afirmou o vereador Dr. Robertinho, presidente da Comissão de Saúde da CMNI, e organizador do evento.

Clique sobre as fotos para ampliá-las.


Ver Marcio Simpatia e secretário de Saúde Luiz Carlos Nobre

Ver Maninho e seus homenageados: Rafael Ossino, Diego Miguel Martins e Jhony Gregório

À direita o aniversáriante ver Marcio Fonseca

Ver Igort Porto agradeceu a lembrança pelo seu aniversário

O pequeno Diego, jogador de futsal no Nova Iguaçu Futebol Clube, e o presidente Dr. Marcio Guerreiro

Desembargador Jorge Luiz, presidente da CMNI Dr. Marcio e o secretário Luiz Nobre