Uma cerimônia marcada por profunda emoção, celebrou, nesta manhã (29/07), os 192 anos da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, uma Casa que, desde sua fundação, em 1833, tem sido palco da defesa dos interesses da população, construção democrática e do fortalecimento da cidadania, como afirmou o presidente Dr. Marcio Guerreiro. Os ex-presidentes e as ex-vereadoras foram homenageados, começando pelo prefeito de Nova Iguaçu Dudu Reina, presidente no período de 2021 a 2024. A solenidade reuniu várias autoridades e proporcionou o reencontro de muitos atores políticos da cidade.
"Ao longo de quase dois séculos de história, esta Câmara acompanhou a transformação de Nova Iguaçu em uma das mais importantes cidades da Baixada Fluminense, sendo considerada a Mãe da Baixada, participando ativamente das decisões que moldaram nosso presente e projetam o nosso futuro", afirmou o ex-presidente Luiz Antonio Teixeira.
Segundo a ex-vereadora Renata Magalhães Turques, "grandes debates foram e continuam sendo travados, leis criadas e lutas pela justiça social são efetivadas. É chegado o momento de aumentar a representatividade das mulheres no Poder Legislativo, sempre com o compromisso de servir ao povo iguaçuano", disse.
Para o deputado estadual Felipinho Ravis, presidente da CMNI nos anos 2019 e 2020, mais do que comemorar, é hora de homenagear a todos aqueles que, ao longo desses anos, contribuíram para a consolidação desta Câmara: "vereadores, servidores, colaboradores e, sobretudo, o cidadão iguaçuano, que é a razão maior de nossa existência".
O deputado federal Juninho do Pneu, presidente nos anos 2017 e 2018, disse que este aniversário deve ser um convite à reflexão sobre o futuro e que caminhos de transparência, participação popular e compromisso com Nova Iguaçu sejam sempre o objetivo a ser alcançado.
Ex-vereador da CMNI, e atual deputado estadual, Carlinhos BNH, participou da mesa que conduziu a cerimônia, ao lado da vice-prefeita de Nova Iguaçu e secretária da Mulher, Dra. Roberta, e do comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar, Perry Souza. Entre as autoridades que prestigiaram o evento, destacamos: João Bosco, procurador-chefe da Prefeitura de Nova Iguaçu, Antônio de Pádua, presidente da OAB de Nova Iguaçu, Álvaro Cunha Ramos, vice-prefeito de Nilópolis, além do secretariado do Executivo e dos vereadores e servidores da Câmara. O historiador e professor Allofs Daniel, diretor do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu, realizou a palestra 'Câmara Municipal de Nova Iguaçu é o futuro da memória'. A cantora iguaçuana Fernanda Morais interpretou os hinos Nacional e de Nova Iguaçu.Lu
O vereador Mauricio Morais fez uma homenagem surpresa para o presidente Dr. Marcio Guerreiro. "O senhor ainda não é ex-presidente, mas merece todo nosso respeito e apreço pela forma que vem conduzindo esta Casa.
"Como presidente e em nome da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, agradecemos a presença de todos e reafirmamos o nosso compromisso de seguir construindo uma história de trabalho, dignidade e respeito ao povo. Peço uma salva de palmas para os ex-presidentes e as ex-vereadoras que não puderam comparecer", foram as palavras ditas por Dr. Marcio no encerramento da cerimônia.
Ex-presidentes e ex-vereadoras homenageados:
· Luiz Antonio Teixeira, presidente no ano de 1983
· Acarisi Ribeiro Guimarães, presidente no ano de 1990
· Jesué Pereira Brito, presidente nos anos 1997 e 1998
· Mauricio Morais Lopes, presidente no período de 2013 a 2016
· Rogerio Teixeira Junior, presidente nos anos 2017 e 2018
· Felipe Rangel Garcia, presidente nos anos 2019 e 2020
· Eduardo Reina Gomes de Oliveira, presidente no período de 2021 a 2024
· Rosely Souza da Fonseca, vereadora de 1998 a 1992
· Diva Florindo Bastos, vereadora de 2005 a 2008
· Marli Silva Camara de Freitas, vereadora nos períodos 2005/2008 e 2009/2012
· Renata Magalhães Turques, vereadora no período 2017/2020